28 março 2021

Amor de cabelo

 Texto: Matthew A. Cherry   Ilustrações: Vashti Harrison     Ed.  Galerinha


A obra conta a história de Zuri, uma menina que fala sobre seus cabelos crespos e o quanto se orgulha deles. Ela acorda num dia que considera especial, e pesquisa sobre como será o penteado, o pai aparece para ajudar e os dois vão experimentando possibilidades e emoções. Só ao final da narrativa, através das imagens,é que o leitor descobre o motivo de ser um dia tão especial! 

A história é vencedora de Oscar como melhor curta metragem - 2020

Betina

 Texto: Nilma Lino Gomes                Ilustrações: Denise Nascimento               Ed. Mazza

A obra conta a história de Betina, uma menina que considera seus dias mais especias, os que a avó a chamava para trançar os cabelos. Todo o cuidado desde tirar as tranças e as conversas que acompanhavam esses momentos são narrados pela autora. Betina cresce e o
trançar cabelos é uma das maiores heranças ancestrais que Betina recebe e compartilha ao longo da vida. 

As ilustrações podem tocar o leitor tanto quanto o texto verbal.



Grande Assim

 Texto: Mhlobo Jadezweni   Ilustações: Hannah Morris   Ed. Peirópilis

O livro conta a história de Tshepo, um menino, que não vê a hora de crescer e ficar tão alto quanto uma árvore, que tudo pode ver lá de cima. Mas como ser árvore e correr para abraçar a mãe? 

É possível ouvir a história sendo contada ena sua língua original acessando:

https://www.editorapeiropolis.com.br/peiropolismundo 

A menina Akili e seu tambor falante

 Texto: Verônica Bonfim          Ilustrações:  Luciano Lima          Ed.: Nandyala

O livro conta a história do nascimento de Akili, numa aldeia localizada no continente africano. De maneira delicada, fala da invasão e das partidas que silenciavam e traziam muitas dores para os povos. A aldeia que era alegre e festiva, um dia fica diferente e causa tristeza, mas a menina encontra acolhimento e sabedoria nos braços da Mãe d"água. See reconhece forte para seguir com seu amigo tambor falante, espalhando amor, conhecimentos ancestrais e trazendo, num futuro próximo, fartura para a aldeia, da qual se torna Rainha.