28 maio 2022

As incríveis aventuras de Nirobe na terra do não

 Texto: Janine Rodrigues     Ilustrações: Bruna Assis Brasil    Editora: Piraporiando


Um livro que fala de alguns sentimentos, mas principalmente sobre Nibore, um menino que tinha muitas dificuldades para aceitar o Não como resposta, buscava sempre alguma forma de escapar dessa palavra que provoca nas pessoas os mais diferentes sentimentos. 
As ilustrações ampliam a leitura do texto escrito.

Tenta!

 Texto: Paulina Chiziane      Ilustrações: telas do artista Samora Délcio  Ed.: Nandyala

Com frases curtas e de forma poética, a autora nos provoca a pensar sobre a soberba diante da grandiosidade do mundo. Você pode tentar, como o título sugere, mas será que consegue ter tudo mesmo? E cada ilustração, uma obra de arte! 

Betha a bailarina pretinha

 Autora: Bethania Nascimento        Ilustrações: Ana Cardoso    Editora: Carneirinho

O livro narra a história de Bethania Gomes, a primeira-bailarina negra brasileira de um corpo de dança internacional. Das primeiras aulas na infância, passando pela quase desistência, pela falta de representatividade negra em tudo o que via sobre o balé, Betha passa ver as possibilidades de continuar e realizar seu sonho somente após diálogos com a mãe, a ativista e historiadora Beatriz Nascimento. A protagonista passa a se sentir pertencente a partir das imagens e histórias reais de bailarinas(os) negras(os)  apresentadas pela mãe. É uma obra que fala  de uma trajetória de dedicação, resiliência, militância, potência e transformações.