O livro é composto por duas histórias: Reizinho de Congo e Rainha-menina.
Por meio delas o autor procura mostrar um pouco da história das congadas, festa que, em meio ao sofrimento da escravidão, os escravizados celebravam os ancestrais. O texto traz o ritmo das palavras entoadas no festejo onde histórias inventadas se misturam à narrativa. O autor evidencia também o respeito às tradições e aos mais velhos. É ler e sentir vontade de ver o cortejo passar.
Para quem tem acesso ao DVDescola que foi enviado pelo MEC para várias escolas públicas, é possível fazer um trabalho utilizando o livro físico e livro animado produzido pelo FUTURA, dentro do projeto "A cor da Cultura", que também tem este livro animado.
Oi Angela, adorei seu blog! Também trabalho com afrocontação de histórias e seu blog está me ajudando a enriquecer nosso acervo, obrigada!
ResponderExcluirOi, Angela. Ótima dica. Aliás, ótimas dicas no geral. Também tenho uma sugestão, de um livro muito sensível e delicado, que mexeu comigo de verdade. Ele chama UMA PRINCESA NADA BOBA, conhece? É do mesmo autor do MINHAS CONTAS. Lindo, lindo, lindo!
ResponderExcluirObrigada pelo blog.
Beijos,
Jaqueline