É uma história que fala de amor e determinação.
A lei 10.639/03 destaca a literatura como um dos caminhos para a construção de conhecimentos sobre história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra e o negro na formação da sociedade brasileira. Temos aqui o objetivo divulgar livros com protagonismo negro (personagens e ou autoria) e histórias de culturas do continente africano. Estas histórias devem estar presentes no cotidiano escolar e em casa, sendo lidas e disponibilizadas o ano todo como outras tantas.
22 janeiro 2016
A preferida do Rei
Conto de Moçambique recontado por Toni Brandão - Ilustrações de Eduardo Engel - Editora Melhoramentos
Neste conto acompanhamos algumas das mudanças ocorridas com a protagonista, Marisa, que deixa de se sentir e de agir como criança. Com isso, é vista como estando em fase propícia para casar-se. Por ser considerada muito bela, não lhe faltam pretendentes. No entanto, diferentemente do que costuma ser mais comum na aldeia onde mora, Marisa pretende casar-se com alguém que ame verdadeiramente. Um dia, a aldeia está em festa, pois Marisa e o jovem e belo rei irão se conhecer. E o que será que acontecerá com o coração dos dois?
17 janeiro 2016
Não derrame o leite!
Escrito por: Stephen Davies - Ilustrado por: Christopher Corr - Ed. Pequena Zahar
Esta é a história de uma menina que se oferece para levar uma tigela de leite para o pai que está trabalhando numa pastagem, um pouco distante de onde ela se encontrava com a mãe. A menina assume o compromisso de levar o leite sem deixar derramar. Através das ilustrações e do texto escrito podemos acompanhar a riqueza e a diversidade que a protagonista vê em seu trajeto e o cuidado dela para cumprir a tarefa com êxito. São muitos os desafios para uma menina tão pequena... "Será que ela consegue?" é a pergunta que fica na cabeça do leitor até o final da narrativa.
13 janeiro 2016
Iori descobre o Sol - O Sol descobre Iori
Escrito por Oswaldo Faustini e ilustrado por Taisa Borges.
Ed. Melhoramentos
O que pode passar pela cabeça de uma criança antes do sono chegar? Que medos e coragens se alternam em sua imaginação ao ver sombras no quarto e ouvir barulhos do lado de fora?
Com simplicidade, criatividade e leveza o autor fala de medos, que são tão comuns, e que com a mesma facilidade com que vêm com o cair da noite, podem desaparecer com os primeiros raios de de Sol.
A história de Iori nos remete a um provérbio africano: "Por mais longa que seja a noite, o Sol sempre volta a brilhar".
É uma história para ler, reler e brincar com as crianças.
Assinar:
Postagens (Atom)