14 novembro 2009

O cabelo de Lelê


Lelê é uma menina negra que inicialmente, não gosta de seus cabelos cheios de cachinhos, mas ao ler no livro sobre o continente africano descobre através da leitura sobre sua ascendência. E não tem como... Passa a gostar mais de si mesma e principalmente de seus cachinhos.
A questão abordada no livro vai ao encontro do que objetiva a lei 10.639/03, pois conhecer a história do negro e da África contribui para elevar a autoestima e também para maior compreensão sobre as diferenças étnicas sem preconceitos, sem racismos.
O texto é de Valéria Belém e as ilustrações são de Adriana Mendonça.  Companhia Editora Nacional

3 comentários:

  1. Não sei porque mas este livro me chamou a atenção. kkkk... hoje meu trabalho é? bjs...

    ResponderExcluir
  2. Uma das meninas elencou esse livro para trabalhar na nossa sala... Pense em um trabalho que fez sucesso, surpreendeu e gerou possibilidades de discussões interessantes!!! Especialmente porque quando ela perguntou se alguém na sala se parecia com a Lele os meninos apontaram e a criança começou a chorar, ela também não estava desenvolvendo uma relação afetiva com seus cachos e ai começou um papo sobre beleza, beleza negra, diversidade e por ai foi.... No final a coisa fluiu de um jeito muito bom... até mágico.

    ResponderExcluir

Que bom receber a sua visita. Obrigada pelo seu comentário. Volte sempre!