07 janeiro 2010

O que tem na panela, Jamela?

Escrita e ilustrada por Niki Daly  - Edições SM
"O que tem na panela, Jamela?" é o primeiro livro de uma série. Jamela, a protagonista, é uma menina esperta, inteligente que procura soluções para as diversas situações que vive. Neste texto, Jamela se encarrega de cuidar de uma galinha que sua mãe comprou para fazer no Natal. Mas a menina não só cuida como cria um certo laço afetivo com a ave, tornando-a seu bicho de estimação. A galinha, bem cuidada, fica no ponto para ser consumida no Natal. E aí? Como fazer para que seu bichinho não vá para a panela? Jamela busca uma solução.
O livro traz, ao final, um vocabulário com palavras de outras línguas que aparecem no texto.
Pelas ilustrações é possível perceber o cuidado com as roupas, com os cabelos, com a casa, com as pessoas.
Em algumas páginas, as ilustrações se assemelham a uma fotografia, não só pela suavidade dos traços como também pelos detalhes com que retratam o cotidiano.
As histórias desta série se passam na África do Sul, país sede da Copa do Mundo 2010, sendo assim, fica aí uma sugestão de leitura para contribuir com os projetos.

10 comentários:

  1. Olá boa tarde!!!
    Me chamo Thalita e tenho um blog chamado Direito Animal. Também faço parte do Projeto ULA (União Libertária Animal) do RJ.
    Estamos preparando um evento de Dia das Crianças e pretendemos fazer uma oficina de contar histórias, e precisamos de alguns livros, como "O que tem na Panela Jamela".
    Ocorre que não conseguimos localizar esse livro à venda em nenhum sebo. Será que você poderia me informar onde eu consigo adquirir esse livro? Ou será que se entrar em contato com a editora nós conseguiremos uma doação do livro?
    Muito obrigada pela atenção! Meu email é: thalitakld@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. SOU AMANDA TENHO 7 ANOS ,GOSTEI MUITO DO LIVRO O QUE TEM NA PANELA JAMELA. LI PARA APRESENTAR UM TRABALHO ESCOLAR FICOU OTÍMO A HISTORIA É LINDA.

    ResponderExcluir
  3. Eu peguei esse livro emprestado em uma biblioteca próxima a minha casa e amei por conta de todos esses detalhes que vc disse e porque apesar da tradução foi mantindo o "sotaque" africano da história.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que você gostou! A coleção é ótima. Jamela é uma menina encantadora.

    ResponderExcluir
  5. sou professora ,e faço parte de um projeto bau de leitura de ribeira do pombal.Minha turma do 4a ano apresentou o livro cadê vc jame?atraves de dramatização foi lindo.se poderem comprar esse livro é otimo.

    ResponderExcluir
  6. Fiz um trabalho para o curso de Letras Português para a disciplina de Literatura Infantil ... adorei o livro e seus comentários ....Obrigada

    Manú Patente

    ResponderExcluir
  7. Sou pedagôga e adoro trabalhar com esses livros, meus parabéns pela iniciativa de compartilhasr esses trsouros conosco...

    ResponderExcluir
  8. NÃO CONSIGO COLAR DA INTERNET O RESUMO DO LIVRO . ME AJUDEM!

    ResponderExcluir
  9. geeeente como eu amei o livro vou comtar

    jamela e minha mae e quando ela escreveu eesse livro el aleu para mim

    ResponderExcluir
  10. gente agora vcs mentiram jamela e minha mae
    eu sei o nome delas todo
    Jamela Cristina ferreira lima////////////////////

    ResponderExcluir

Que bom receber a sua visita. Obrigada pelo seu comentário. Volte sempre!