16 maio 2010

Berimbau mandou te chamar

Organizado por Bia Hetzel e ilustrado por Mariana Massarani - Ed. Manati
Dificilmente alguém ouve o som de um berimbau acompanhado de atabaque e  consegue resistir não parando para dar uma olhada na roda de capoeira. O passo apressado pode perder a pressa ou, pelo menos, diminuir o ritmo só para ver o jogo de corpo e o movimento e/ou ouvir a batida, o ritmo e os versos dos capoeiras.
Neste livro, encontramos versos de cantigas antigas criadas e cantadas em rodas de capoeira. As ilustrações procuram mostrar o movimento e o humor presentes nas cantigas e também a diversidade que podemos encontrar nas  rodas de capoeira.
Ao final do livro, temos um texto que procura contar um pouco da história da capoeira que é um símbolo de luta e resistência da população negra.


3 comentários:

  1. Me encantei com seu blog, também sou fascinada pela temática africanidade. A literatura sempre abre caminhos...
    voltarei outras vezes.

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo! Fiquei muito feliz com o seu comentário. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Janete dos Santos22 de junho de 2010 11:40

    Oi colega tb sou professora dos Anos Iniciais,na minha graduação e na especialização fiz defesa de temas relacionados ao sistema de cotas e sobre a implementação da lei 10.639 e 11.645/2008 nas escolas municipais de CG, MS. Amo tudo que se relaciona à História da África, sua cultura, música, artes. Descobri há algum tempo a literatura africana...estou apaixonada! ah,como gosto de contar histórias faço isso quase todos os dias com essa literatura...e os alunos amam ouvir...é uma viagem ao mundo mágico e desconhecido por muitos educadores e pelos nossos alunos.Bj.

    ResponderExcluir

Que bom receber a sua visita. Obrigada pelo seu comentário. Volte sempre!