02 maio 2010

O casamento da Princesa

Escrito por Celso Sisto e ilustrado por Simone Matias - Ed. Prumo 
Este livro é uma adaptação de um conto popular africano.
Abena, a princesa, é bela e admirada por muitos. Considerada a "princesa mais bela do mundo". Além disso, seus trajes e adornos são destacados como complementos à sua beleza natural.
A mão da princesa é disputada por dois pretendentes. Os dois se apresentam procurando mostrar suas melhores qualidades, sua força na natureza e importância na vida humana, sem deixar de cuidar da aparência física.
Um se apresenta diretamente a ela e o outro, ao rei, seu pai.
Como decidir?  O coração da princesa quer um, mas ela não se vê no direito de desrespeitar a palavra dada por seu pai ao outro pretendente.
A palavra na tradição africana tem força e não deve ser quebrada. O pai, por sua vez, não impõe sua palavra sobre a da sua filha. Eles se respeitam tanto quanto respeitam a tradição.
O rei, sabiamente, propõe um desafio aos pretendentes. Todos param para ver a disputa pela mão da princesa no dia do casamento.
Quando os tambores começam a tocar iniciando o desafio, as crianças que ouvem o conto, já estão tão dentro da história que já fizeram suas escolhas. Em todas as turmas para as quais já li o livro a reação foi semelhante: elas começam a torcer pelos seus favoritos e vibram com o resultado.
Devo destacar que além da adaptação estar muito bem feita, muito envolvente, a ilustração é belíssima! A ilustradora consegue trazer o texto para a imagem de modo a enriquecê-lo ainda mais. A imagem retrata o movimento presente no texto escrito. As ilustrações trazem também vários elementos de culturas africanas como:  diferentes vestimentas com diversidade de padronagens de tecidos, instrumentos musicais, vasilhames, etc...
Poucas são as histórias onde aparecem princesas negras. Elas contribuem muito para que se quebre a ideia errônea de que só existem princesas com características europeias.

14 comentários:

  1. Oi, Angela Ramos,

    Adorei o seu blog.
    sou um pesquisador apaixonado da cultura popular africana e adorei a leitura que você fez do meu livro "O casamento da princesa". Muito obrigado pelo seu entusiasmo! Acredito que só professores (e mediadores de leitura)entusiasmados serão capazes de formar leitores de verdade! Leitores críticos! Parabéns por seu trabalho!
    Beijo grande!
    Celso Sisto

    ResponderExcluir
  2. Celso Sisto,
    Muito obrigada pelos seus comentários.
    Bons livros me entusiasmam de verdade.
    Espero que você continue nos presenteando com obras que mexem com as nossas emoções.
    Angela

    ResponderExcluir
  3. Olá, Angela!

    Fiquei muito feliz por encontrar esse espaço tão maravilhoso que é o seu blog! Quantas obras interessantes reunidas em um só lugar!

    Estou conhecendo aos poucos a fantástica literatura infantil africana, e me alegra poder ver aqui alguns livros que já tive a oportunidade de ler e muitos outros que pretendo apreciar! Obrigada por compartilhar e parabéns pelo seu trabalho!

    Bruna M.

    ResponderExcluir
  4. ótimo livro adorei um livro encantador com otimas imagens e palavras lindas gostei de ++++

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelos comentários!
    Tem muitas produções excelentes que precisam ser mais conhecidas. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. seu livro e ótimo muito encantado bom que não da para fala

    ResponderExcluir
  7. quem ganha a disputa para a mao da princesa

    ResponderExcluir
  8. Oi Angela gostei muito da história,tenho que apresentar um trabalho sobre o livro o casamento da princesa e não consegui ler o livro,seu blog me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  9. Olá Angela,
    Também sou professora da Rede Pública estadual, e fiquei muito interessada em ler o Casamento da Princesa, estou aguardando chegar o meu exemplar.
    Depois eu te conto a reação das minhas crianças.

    Obrigada

    Abraços,

    Roseli

    ResponderExcluir
  10. Oi Rose,

    Muito bom receber seu comentário. Espero que você e seus alunos gostem. Geralmente, é sucesso! Boas leituras! Aguardo notícias.
    Abraços,
    Angela

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho esse livro e contei a história para minhas crianças do grupo infantil 3, todas tem quatro anos nessa reta final e viraram fãs da Chuva, incrível como eles se envolvem e como as imagens conseguiram encantar eles... Realmente é uma história que vale a pena ser contada e recontada, até hoje as crianças perguntam pelos personagens e vez ou outra eu reconto ou deixo que eles recontem porque minhas crianças estão numa fazer na qual repeti a mesma história é um experiencia prazerosa e recomendada.

    Ah, mas tenho que dizer uma coisa, uma das meninas só sentiu falta de uma coisa na história: o beijo. Agora imagine uma criança de quatro anos dizendo, "Mas tia cadê o beijos do príncipe na princesa?" kkk Só a graça!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pandora, adorei o seu relato. E realmente, sua aluna tem razão. Faltou o beijo. rsrsrs

      Excluir
  12. Fiquei encantada com este maravilhoso conto, adaptado por Celso Sisto, que admiro muito. Sou pesquisadora da cultura africana, ele me trouxe tanto conhecimento! Quero conhecer muito mais o trabalho de Celso Sisto e muito mais sobre acultura africana! Abraços!

    ResponderExcluir

Que bom receber a sua visita. Obrigada pelo seu comentário. Volte sempre!